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Túnel da Ameixoeira

Dados de projecto

Localização: Lsiboa, Portugal

O Túnel da Ameixoeira, está inserido no eixo viário Norte-Sul de Lisboa, acesso de ligação entre a entrada a Norte e a saída a Sul de Lisboa através da ponte 25 de Abril, e é constituído por dois falsos túneis simétricos com duas secções diferentes.

Requisitos

  • O túnel duplo apresenta um desenvolvimento longitudinal de 90,50 m e de 128,60 m no Túnel Oeste e Este, respectivamente.
  • Transversalmente apresenta duas secções diferentes, sendo a secção menor de 17,30 m e a secção maior de 20,30 m. A secção menor tem um desenvolvimento longitudinal de 38,40 m no túnel Oeste e 76,50 m no túnel Este. A secção maior tem um desenvolvimento longitudinal de 52,10 m tanto no túnel Oeste como no túnel Este.

Cliente

Construtora do Tâmega/Zagope, S.A.

Benefícios para o cliente

  • Estruturas de composição mista (metal e madeira)  permitiram flexibilidade para a adaptação às diferentes secções
  • Elevada facilidade de montagem
Eng.º Francisco Soares e Eng.º Marco António
Director de Obra

Soluções PERI

  • A solução da PERI Portugal consistiu na execução do falso túnel em três fases, ou seja, hasteal lateral, hasteal central e abóbada. Para a execução das três fases foram projectadas estruturas de composição mista (metálico e madeira) com flexibilidade suficiente para a adaptação às duas diferentes secções existentes.
  • Para os hasteais foi projectada uma estrutura para a betonagem de troços de 9,00 m. A estrutura é constituída por painéis de cofragem e estabilização. Nos painéis de cofragem foi utilizado o sistema VARIO e GRV com vigas GT 24, e na estabilização foram utilizados prumos MULTIPROP e estabilizadores standard, travados entre si com tubos de secção circular.
  • Para a abóbada também foi projectada uma estrutura para a betonagem de troços de 9.00m. No interior a estrutura é constituída por um pórtico treliçado metálico especial, tensores reguláveis, painéis de cofragem reguláveis, e no exterior (contramolde) com painéis de cofragem reguláveis.
  • O pórtico serve de suporte a toda a estrutura em betonagem, e do carro de movimentação e regulação vertical, regulação essa feita através de cilindros hidráulicos nas patas.
  • Os painéis de cofragem ligam ao pórtico através de apoios reguláveis e tensores reguláveis de duplo efeito tipo SLS, e são constituídos por correias metálicas articuladas tipo GRV e vigas GT 24. Nos painéis do contramolde foi utilizado o sistema GRV e vigas GT 24.
  • Na transição da estrutura da secção menor para a maior, tanto o pórtico como a cofragem eram contemplados com novos elementos e regulados através dos apoios e tensores reguláveis para se adaptarem à nova secção.
  • Foram utilizados estes sistemas por se adaptarem facilmente às secções existentes, e serem também de elevada facilidade de montagem.
  • A solução técnica obedeceu seguintes requisitos:
    1) betonagens de 9,00 m;
    2) cofragem regulável para adaptação às duas secções com raios e alturas diferentes;
    3) pórtico metálico da estrutura da abóbada com suplementos para execução das diferentes secções.