Auto-Estrada do Marão - Viaduto V12, Vila Real
Dados de projecto
Localização: Vila Real, Portugal
O Viaduto V12 é uma obra de arte que se insere na Auto-Estrada do Marão, obra rodoviária que liga Amarante a Vila-Real, cujo objectivo é a transposição do Rio Sordo.
Assim, foi construído um viaduto com 412m de comprimento total, de tabuleiro duplo (tabuleiro Sul e Norte), que na zona mais profunda do Vale atinge os 87m de altura, composto por cinco vãos, de 40m, 90m, 140m (vão central sobre o Rio Sordo), 90m e 52m.
Requisitos
- A participação da Pericofragens no projecto envolve o fornecimento e equipamentos e desenvolvimento dos respectivos projectos, para a execução de sapatas e encontros, dos pilares P1 a P4, das aduelas 0 nos pilares P2 e P3 e dos tabuleiros E1-P1 e E2-P4 (Sul e Norte).
- Relativamente aos tabuleiros, para a execução do vão central entre pilares P2 e P3 e vãos laterais P1-P2 e P3-P4, recorreu-se ao método construtivo por realização de aduelas sucessivas, com recurso a carros de avanço. Os vãos junto aos encontros são realizados através de cimbres apoiados no solo.
- As condições orográficas nestes vãos e as elevadas alturas ao solo dos tabuleiros, tornam a utilização de soluções de cimbre contínuo ineficientes, facto contornável pela utilização de cimbres porticados que minimizam a intervenção ao nível do terreno, solução também mais adequada para a aplicação a alturas elevadas (30m). O desafio colocado à Pericofragens implicou o desenvolvimento de um novo produto, o sistema de cimbre VST.
Cliente
INFRATÚNEL, Construtores do Túnel do Marão A.C.E., Porto
Benefícios para o cliente
- Execução de um cimbre com intervenção minima ao nível do solo para a realização das fundações necessárias - permite vencer vãos com grande comprimento pela sua elevada capacidade de carga (sensivelmente 60ton. por elemento vertical);
- Optimização da rentabilidade/eficiência do processo de montagem - reposicionamento das torres de cimbre sem a desmontagem integral do sistema (movimento em obra de segmentos completos de cimbre);
- Realização de estrutura de cimbre para alturas elevadas sem uma redução na capacidade de carga - 60ton por perfil vertical e de 508 ton por alinhamento transversal (torres com 30m de altura total);
- Implementação de “lâminas” de cimbre junto a encontros e pilares, constituídas por alinhamentos simples de perfis verticais num único sentido - redução significativa de equipamento.
F. Paiva, A. Monteiro, J. Campos, P. Rosa, J. Marques, L. Fidalgo
Equipa para as Obras de Arte Especiais
A construção com cimbre ao solo dos tramos laterais do Viaduto V12 ,do lanço de Auto-Estrada A4/IP4 – Amarante/Vila Real, apresentava como principal condicionante a orografia do terreno.
Com o Sistema VST/ Multibeam, complementado pela cofragem VARIO, foi possível desenvolver uma solução prática e segura para a execução do trabalho, por possibilitar o ajuste dos apoios aos vãos necessários para ultrapassar as diferenças de cota existentes.
A solução revelou-se depois de fácil implementação em obra, com as equipas de montagem da Pericofragens, contribuindo para a execução destes trabalhos em segurança e rapidez.
Soluções PERI
- Para o vão máximo de 24m recorreu-se a vigas treliça PERI Multibeam que são responsáveis pela transmissão de uma carga total de 1014 ton a dois alinhamentos de cimbre. Para a realização de vãos de menores dimensões, o sistema VST é também compatível com perfis metálicos de secções correntes—IPE550, com comprimentos de 12m e de 6m no contorno dos pilares.
- A solução de cofragem para a realização dos vãos teve por base o sistema PERI Vario, com módulos com 22m de largura e comprimentos de 2.50m, 3.60m e 4.50m.
- No capítulo da segurança destaca-se a compatibilização entre o sistema VST e Multibeam e o sistema PERI Rosett, sendo assim possível a adaptação de plataformas de trabalho de um sistema certificado e homologado, estando assim ao dispor do cliente uma ampla gama de soluções para o apoio aos diversos trabalhos a realizar em obra.