You are on PERI's international website. Click here to switch to PERI USA. Click here to view all PERI websites.

With the ISC SONO WZ Analyser, the water content of fresh concrete can be quickly and precisely determined on site.
 
SONO WZ Sensor de Betão
 
SONO WZ Sensor de Betão
 
Medidor do rácio de água / cimento em obra

Porquê utilizá-lo?

Poupe tempo em obra ao testar o rácio água-cimento com o nosso sensor portátil. Concebido para trabalhar ao ritmo acelerado das obras de hoje em dia, consegue receber resultados precisos do teste em apenas dois minutos. 

Descarregar mais informações sobre o Sensor de Betão SONO WZ e os nossos outros produtos e serviços aqui:      

Lista de catálogos em português


Factos rápidos

  • Testes antes da colocação
  • Série de testes concluída em 2 minutos
  • 100% móvel para flexibilidade In Situ

Controlo de qualidade logo desde o início

No betão fresco, a água é necessária para as reacções químicas que ocorrem durante a colocação do betão. No processo, a mistura de cimento e água endurece para formar o betão que depois fixa firmemente os elementos utilizados.
 


É importante obter a proporção certa de água em relação ao cimento.

Os dois cenários seguintes mostram o que pode acontecer se o conteúdo de água for demasiado alto ou demasiado baixo.


Como é que funciona?

A SONO WZ foi desenvolvida utilizando tecnologia de radar para obter resultados precisos in situ. Um pulso de radar é utilizado para medir o teor de humidade no betão fresco. A sonda e o dispositivo de medição manual são concebidos para facilitar a sua utilização, para que os lotes de betão possam ser testados de forma rápida e segura, com uma configuração mínima.

É gerado um pulso TDR de alta frequência que percorre a sonda, criando um campo electromagnético em torno da sonda TRIME.

O analisador ISC SONO WZ consiste de uma sonda de medição e um transmissor portátil com visor. As medições de betão fresco são feitas num balde de plástico comum.

Os dados são recolhidos à medida que o pulso viaja do condutor e de volta à fonte. A duração do impulso ao longo da sonda de medição está directamente relacionada com o conteúdo volumétrico da água, permitindo a obtenção de resultados dentro de alguns minutos.

Passo a passo

Com o Sensor SONO WZ, podem ser recolhidas amostras de betão com uma consistência de F2 a F6. O teste pode ser realizado colocando a mistura de betão em baldes de plástico de 12 litros disponíveis comercialmente. O balde deve estar ¾ cheio de betão.

Uma vez inserida a sonda na borda do balde, o teste pode ser iniciado com uma simples pressão no botão do sensor manual.

Os melhores resultados são alcançados com quatro ou cinco medições individuais em diferentes posições no mesmo cubo, ou seja, cada um deslocado de 70° a 90°.
 

Durante cada medição, o betão deve ser compactado batendo o balde de lado (por exemplo, com o pé), para assegurar que a superfície da sonda é completamente coberta pela mistura.

Após cada medição individual, o dispositivo de medição manual mostra o conteúdo de água acumulada e calcula o valor médio da amostra colhida. Todo o processo de medição demora geralmente não mais de 2 minutos.

Durante o teste, é recomendado bater no balde para assegurar que o betão é compactado e o sensor é coberto. é compactado e o sensor é coberto.


Ouça um cliente que usou recentemente o sensor de concreto SONO WZ na Inglaterra (vídeo em inglês)

Saiba mais sobre a tecnologia de sensores de concreto com PERI neste vídeo:


Está interessado em utilizar o sensor de betão SONO WZ para o seu projecto? Por favor, não hesite em contactar-nos:

Por correio info@peri.pt

Formulário de contacto. Clique aqui