Escenario Jornada Mundial de la Juventud 2023, con andamio PERI UP

Cenografia com um conceito visionário

Realizado com 200 toneladas de andaime PERI UP

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um evento internacional em que jovens de todo o mundo se reúnem de dois em dois ou de três em três anos para se encontrarem com o Papa. Fundada pelo Papa João Paulo II, a JMJ realizou-se pela primeira vez em Roma em 1986 e, desde então, tem-se realizado em várias cidades do mundo. Em 2023, o evento foi organizado em Lisboa durante a primeira semana de agosto e atraiu cerca de 1,5 milhões de participantes.

Em meados de abril, a Fundação JMJ 2023 recorreu ao PERI para a montagem de andaimes e apoio técnico para o palco temporário. Esta tarefa apresentou uma série de desafios em termos de logística, cálculo e mão de obra. Graças à flexibilidade do kit de andaimes PERI UP, às visualizações claras baseadas em modelos 3D e à promessa de entrega atempada de 200 toneladas de material, a PERI conseguiu ganhar o contrato.

Escenario Jornada Mundial de la Juventud 2023, con andamio PERI UP

Desafios na montagem das torres traseiras

O palco situava-se no Parque Eduardo VII e era composto por várias secções: a zona do palco, a zona da bancada principal e as imponentes estruturas traseiras.

Um desafio particular foi a construção das impressionantes torres traseiras, que tinham o tamanho de uma piscina olímpica: 26 metros de altura, 40 metros de largura e até 12,5 metros de profundidade, incluindo 115 toneladas de contrapesos. Além disso, o Monumento à Revolução de 25 de abril estava dentro dos andaimes. Este tinha de ser protegido, pelo que não foi possível utilizar os escoramentos habituais. Outro desafio foi a conceção de um palco que pudesse resistir aos fortes ventos que sopravam constantemente no local.

O principal desafio para a equipa de engenharia foi conceber uma estrutura alta e esguia. Para satisfazer os requisitos do cliente, foram utilizados elementos do kit de andaimes PERI UP e complementados com 4.000 metros de vigas de cofragem VT 20 Alpha e 2.000 metros quadrados de painéis de contraplacado de 3 camadas, que foram utilizados para formar várias plataformas. A estrutura foi ancorada aos contrapesos com as morsas de aço SRU e os tirantes.

JMJ 2023 Lisboa, escenario montado con andamio PERI UP Flex

Excelência em engenharia com andaimes PERI e soluções de planeamento 3D

A conceção 3D desempenhou um papel importante neste projeto. Proporcionou uma representação visual de todos os potenciais obstáculos e ajudou as equipas de conceção e instalação a identificar e ultrapassar problemas, ajustes e modificações. Para além disso, também ajudou na criação de várias passagens e pontos de acesso para os artistas e participantes.

Graças ao PERI UP, as ideias de design do cliente puderam ser concretizadas, proporcionando ao mesmo tempo as medidas de segurança necessárias.

Ingenieria PERI modelo 3D

A experiência PERI como um benefício real para o cliente

A experiência da PERI permitiu a entrega atempada dos materiais, um processo de montagem eficiente e, consequentemente, a concretização dos objectivos dentro do prazo definido. A comunicação aberta e as soluções rápidas para problemas imprevistos também contribuíram para a montagem pontual do palco do Dia Mundial da Juventude, de modo a que o evento pudesse decorrer em segurança e sem problemas.

Cliente JMJ Lisboa 2023, PERI UP andamios

Porquê o PERI UP?

Com o PERI UP Flex, é possível construir plataformas de trabalho seguras a qualquer altura. Com a modularidade métrica de todos os componentes e a possibilidade de alterar a orientação das plataformas, o andaime modular pode ser adaptado de forma óptima a quase todas as situações. Com a ligação autoblocante da viga à roseta e o fecho de plataforma integrado para evitar a elevação das plataformas, o PERI UP Flex permite uma montagem muito rápida. Durante a utilização, os corrimões perimetrais, as biqueiras amarelas e as plataformas anti-derrapantes garantem uma elevada segurança para os operadores.