
Deseja subscrever o PERIContigo?
PERIContigo é a nossa newsletter mensal onde encontrará as últimas tendências do sector, inovações em cofragem e andaimes, novos produtos e soluções e promoções exclusivas.
O andaime industrial mais recomendado para este tipo de utilização é o andaime multidirecional. Proporciona flexibilidade e resistência, bem como facilidade de montagem e desmontagem.
O nosso andaime multidirecional PERI UP Flex possui um sistema de montagem modular a cada 25 cm na horizontal e 50 cm na vertical, com rosetas que oferecem a possibilidade de adotar diferentes inclinações. Isto garante a máxima adaptabilidade às geometrias específicas de cada projeto.
O seu carácter modular permite uma maior flexibilidade e acesso a zonas de trabalho mais complexas ou de difícil acesso com outros tipos de andaimes.
O andaime multidirecional oferece a versatilidade necessária para espaços mais pequenos e formas mais complexas. Cada roseta pode receber 4 barras horizontais, que permitem adaptar-se às interferências de estruturas como máquinas, pilares, tubagens, etc. Estas requerem uma análise pormenorizada do ambiente e dos requisitos técnicos necessários para cada trabalho.
A capacidade de carga varia em função do comprimento das vigas de suporte e das estruturas. Dando maior liberdade de conceção à montagem, é possível “fechar ou abrir” o comprimento das vigas para aumentar a resistência em diferentes pontos. Por regulamento, os andaimes industriais da categoria 3 devem suportar uma força de 2 kN/m2 (200 kg/m2), o que proporciona uma elevada capacidade de carga.
Na PERI, especializamo-nos em satisfazer os requisitos específicos dos clientes e, para cargas mais elevadas, podemos criar soluções especiais e personalizadas.
A conceção de andaimes industriais, ou pelo menos das soluções PERI, baseia-se normalmente nos requisitos do cliente individual.
Em cada caso, são estudados os requisitos de mobilidade, acesso e carga. Com base neste estudo, são criadas soluções que combinam andaimes multidireccionais com andaimes fixos, estruturas de escoramento e cofragem. Desta forma, podemos criar estruturas adaptadas às necessidades do cliente. Para além disso, pensamos sempre no futuro e criamos soluções que têm uma maior durabilidade e valor prático para o cliente durante um período de tempo mais longo.
A fixação dos andaimes industriais é uma variável que depende exclusivamente do local de montagem do andaime. Por este motivo, cada espaço requer uma análise detalhada das suas caraterísticas físico-químicas e de resistência ao peso.
Geralmente, as ancoragens são do tipo chave e/ou com grampos especiais que permitem a fixação do andaime à estrutura. No entanto, nos projectos em que a fixação não é possível, podem ser concebidas estruturas de estabilidade e apoio, normalmente designadas por “contra andaimes”. Estas estruturas proporcionam apoio, contrapeso e estabilidade para contrabalançar as forças a que o andaime está sujeito.
É também importante referir que os andaimes industriais, como qualquer outro tipo de andaime, dependem em grande medida da sua sustentação e segurança. A este respeito, os regulamentos de construção são muito específicos e rigorosos no que respeita à estabilidade da estrutura do andaime.
Em termos gerais, o fabrico, a instalação e a montagem de andaimes são regidos por uma série de normas muito específicas. As normas UNE estabelecem os parâmetros de materiais, conceção, caraterísticas básicas e propriedades mecânicas de cada tipo de andaime. Para além disso, existem RD aplicadas à indústria que estabelecem elementos caraterísticos dos andaimes industriais.
Por outro lado, todas as normas de cálculo para a conceção, fabrico e instalação de andaimes devem ser cumpridas. No entanto, cada tipo de indústria tem a sua própria regulamentação específica em matéria de segurança e saúde. Estas normas devem ser tidas em conta aquando da conceção das soluções especiais para cada indústria em particular. Em cada projeto, a regulamentação deve ser respeitada como elemento-chave para garantir a segurança, a durabilidade e a utilização dos andaimes.
Para além disso, cada empresa dispõe também do seu próprio regulamento interno que estabelece os parâmetros de utilização das estruturas. Assim, cada projeto deve cumprir vários níveis de regulamentação geral, industrial e interna. Tudo isto como quadro de referência antes de se efetuar qualquer tipo de conceção e montagem.
Geralmente, os clientes industriais começam por pensar no andaime industrial como um meio auxiliar temporário. Ou seja, uma estrutura que durará, em média, menos de três anos.
Mas esta duração é relativamente variável em função dos objectivos, das utilizações e das aplicações do andaime no seu conjunto. Ao considerarem os andaimes industriais como um ativo da empresa, os clientes têm em conta a versatilidade dos meios auxiliares. Ou seja, uma estrutura que requer a compra de menos peças para um maior número de aplicações.
Além disso, ao pensar na rentabilidade do andaime, muitas empresas avaliam a sua durabilidade em termos de utilização e tempo. Ao permitir um retorno mais curto e mais positivo, os clientes podem colher maiores benefícios da compra. Ainda assim, a análise de compra ou aluguer é uma decisão que tem muitas nuances dentro das diretrizes de cada indústria.
Elementos como o armazenamento, o transporte e outros elementos associados à estrutura podem ser bases fundamentais para a tomada de decisão.
A durabilidade dos andaimes, bem como a sua resistência, está ligada à sua capacidade de suportar os diferentes ambientes em que são utilizados. Em termos gerais, com exceção de casos muito específicos, a humidade tem normalmente pouco impacto na corrosão dos andaimes. Assim, em ambientes exteriores ou fechados com uma carga de humidade elevada, os andaimes estão normalmente bem protegidos.
A galvanização e o tipo de aço têm uma série de espessuras normalizadas que proporcionam uma maior proteção e durabilidade do andaime. Embora, de um modo geral, os materiais dos andaimes sejam altamente resistentes, cada indústria deve ser analisada individualmente.
Em indústrias com exposição a determinados químicos, devem ser consideradas soluções únicas que proporcionem a maior segurança possível para a estrutura. A PERI oferece soluções galvanizadas e “zincadas” com espessuras superiores ao mínimo exigido pela norma. Isto resulta numa maior tranquilidade em termos de resistência do andaime.
Não existe uma regulamentação oficial em termos de períodos de inspeção dos andaimes. No entanto, as indústrias costumam ser muito cuidadosas na inspeção física de cada andaime, de acordo com os seus próprios critérios. Os andaimes utilizados para fins de acesso ou transporte tendem a ter inspecções menos espaçadas para garantir a segurança dos trabalhadores.
Por outro lado, os andaimes montados em zonas “críticas”, como por exemplo junto a máquinas ou estruturas especiais, tendem a ter inspecções mais rigorosas. No entanto, essas inspecções são feitas pela empresa de acordo com os seus próprios critérios de segurança. Em muitos casos, as empresas com andaimes de elevado tráfego optam por fazer inspecções semanais ou quinzenais. Estas inspecções indicam também aos utilizadores se o andaime está ou não operacional.
Na montagem de andaimes, o planeamento é a chave do sucesso. Quanto mais tempo for investido na análise do ambiente e dos requisitos do projeto, mais rápido se torna o processo de montagem. Na PERI, aconselhamos sempre os nossos clientes a fazer mais planeamento como garantia de otimização do tempo. Para tal, ferramentas e bons conselhos são a chave para melhorar os tempos de montagem e desmontagem de andaimes industriais.
Por outro lado, as soluções PERI são concebidas para otimizar os tempos de instalação e montagem. Sem necessidade de elevadas competências técnicas, os andaimes PERI podem ser montados com a menor utilização possível de recursos humanos e técnicos e, claro, de tempo.
Neste vídeo pode ver como os andaimes industriais PERI reduzem os tempos de montagem e desmontagem de forma eficiente e segura.
Como fabricantes e fornecedores de andaimes para a indústria, na PERI acompanhamos os nossos clientes em todas as fases do projeto. Analisamos cada necessidade com uma abordagem prática, procurando sempre soluções que proporcionem agilidade na construção, segurança e otimização de recursos.
Desta forma, ajudamos a melhorar os tempos de execução, garantindo acessibilidade, conformidade regulamentar e a confiança de ter um fornecedor próximo e especializado.
PERIContigo é a nossa newsletter mensal onde encontrará as últimas tendências do sector, inovações em cofragem e andaimes, novos produtos e soluções e promoções exclusivas.